Lúcia Helena Sampaio da Silva

E-mail: luciahssilva@mn.ufrj.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6351295848488964

Área de atuação: Ecologia do Fitoplâncton, Taxonomia de Criptógamos.

Possui Doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Museu Nacional. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em ecologia aquática, atuando principalmente em ecologia do fitoplâncton e interações tróficas planctônicas em reservatórios e lagos. Mantém cooperação internacional com instituições de pesquisa do Uruguai (Universidad de la República) e Holanda (Wageningen University). É revisora de periódicos internacionais e nacionais. Atua no Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Botânica), tendo ocupado a função de Coordenadora adjunta por 04 anos. Orientou ou coorientou quatro estudantes de doutorado e cinco de mestrado, um dos quais com Pós-Doutorado na Holanda. Supervisionou dois pós-doutorandos no Museu Nacional-UFRJ. Publicou 32 artigos em periódicos nacionais e internacionais indexados, três capítulos de livro e participou na organização de um livro.