Planta Símbolo

PLANTA SÍMBOLO

A comissão organizadora da 2ª edição do “Botânica no Museu”elegeu a espécie Attalea speciosa Mart. como planta símbolo. Ela foi descrita pelo botânico Carl von Martius em 1826 na obra “Historia Naturalis Palmarum” e pertencente à família das palmeiras (Arecaceae). É uma planta robusta e possui o estipe (caule) isolado, atingindo até 20 metros de altura. É popularmente conhecida como babaçu, coco-palmeira, coco-de-macaco, entre outros, sendo encontrada nos domínios fitogeográficos Amazônia e Cerrado, com distribuição geográfica principalmente no Norte e Nordeste.

O babaçu tem uma grande importância econômica, pois a partir da folha e do fruto podem ser obtidos carvão, etanol, celulose e outros subprodutos, como o óleo que é produzido em escala comercial e usado na em produtos de higiene pessoal e cosméticos. É ainda importante na alimentação do gado por produzir uma farinha rica em proteína, e utilizado para fins medicinais, agindo como anti-inflamatório, analgésico e para tratamento de problemas intestinais. No Horto Botânico do Museu Nacional, ocorrem dois indivíduos da espécie, cuja frutificação poderá ser observada durante o evento Nordeste.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Carrazza, L.R; Silva, M.L.; Ávila, J.C.C. 2012. Manual Tecnológico de Aproveitamento Integral do Fruto do Babaçu. Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN). Brasil.

Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: < http://floradobrasil.jbrj.gov.br/ >. Acesso em: 30 Jul. 2019.

Lima, J.R.O.; Silva, R.B.; Silva, C.C.M.; Santos, L.S.S.; Santos Jr. J.R.; Moura, E.M.; Moura, C.V.R. 2007. Biodiesel de Babaçu (Orbignyasp.) obtido por via etanólica. Scielo. 30(3): 600-603.

Rufino, M.U.L.; Costa, J.T.M.; Silva, V.A.; Andrade, L.H.C. 2008. Conhecimento e uso do ouricuri (Syagruscoronata) e do babaçu (Orbignyaphalerata) em Buíque, PE, Brasil. Acta Bot. Bras. 22(4): 1141-1149.